Memorial Descritivo – Samuel Rymer

Projeto gráfico, editoração e capa para o Memorial Descritivo do Dr. Samuel RymerAprovado-medO Memorial do Dr. Samuel Rymer foi criado e desenvolvido pela Digitalcom e apresentado em agosto de 2015 para promoção a Professor Titular do Departamento de Oftalmologia e Otorrinolaringologia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Confira o projeto completo em
issu

Claude Monet
Quando um cantor perde a voz, ele se aposenta.
Também o pintor que não enxerga
deve abandonar a pintura,
mas isso eu sou incapaz de fazer. Claude Monet

Oscar-Claude Monet (Paris, 14 de novembro de 1840 — Giverny, 5 de dezembro de 1926), pintor francês e o mais célebre entre os pintores impressionistas.

Monet não imaginava que, por conta de uma doença ocular, a catarata, o estilo que fundou, o impressionismo, se projetaria fielmente em sua vida. Com a progressão da doença, ele passou a ver o mundo turvado e delineado por manchas coloridas, tal como o representava em suas telas. Também ele, assim como os observadores de suas obras, precisaria alcançar de longe a limpidez que não mais estaria diante de seus olhos. O pintor conseguiu, mais tarde, distanciar-se e encontrar tal nitidez no fundo de sua alma, com o auxílio da memória.

Durante o período em que sofreu com a doença, produziu alguns de seus trabalhos mais marcantes e característicos. Sua visão tornou-se progressivamente mais acastanhada em sua essência; o artista enxergava através de uma opacidade densa amarelo-marrom.

A capa deste memorial mostra a pintura da ponte japonesa em seu jardim em Giverny, feita em diferentes épocas, de 1899 a 1923. A sua percepção das cores mudou à medida que a catarata avançava. As cores branco, verde e azul foram sendo substituídas pelo laranja-vermelho. Mais adiante, o artista tornou-se capaz de enxergar apenas vultos e a partir de então, passou a pintar imagens que guardava na memória.

VIANA, R.C. A cegueira de Monet.
Disponível em http://medicineisart.blogspot.com.br/2011/11/catarata-de-monet.html